1 comentário:
De Rui a 3 de Julho de 2007 às 03:29
Podíamos começar todos por tirar um curso na Independente :P

Agora a sério: cada vez gosto menos da terminologia quinto império, até porque este implicava a ascensão um despotismo iluminado, na forma em que Pessoa o definiu. De qualquer das maneiras tal tipo de despotismo até nem parece muito longe.

Quanto ao estado do povo português...estamos em depressão económica e social não é? Meu amigo, a festa só agora começou. Estamos a transformar-nos na América do Sul -- Venezuela em todo o seu esplendor.
Os nossos governantes (nacionais e pan-europeus) são gente perigosa e doente, seleccionada nas máquinas partidárias precisamente pela posse de tais características. Por outro lado, as nossas elites financeiras - as que mandam nos tipos perigosos e doentes - estão-se nas tintas para o que quer que não seja resumível num relatório trimestral de contas.
Políticas resultantes deste sistema minado à partida lançam caos social, é o normal. Começas a tirar capacidade financeira e liberdades às pessoas, crias sistemas simultaneamente controleiros/censórios e promotores do darwinismo social, e é no que dá. Uma população empobrecida, sem poder real, deprimida e meio desesperada. Mas não fica por aqui. As coisas não parecem vir a melhorar, antes pelo contrário. Espero bem estar enganado, mas no lo creo.

Não sou pessimista ao ponto de dizer que não há saída. Esta encontra-se em cada indivíduo porque, sabes como é, 2+2=4, parafraseando o velhinho Orwell. Mas garanto-te, vai ser muito difícil. Nunca vi as liberdades individuais tão ameaçadas como desde os anos 40, Eixo e amigos. Mas agora é muito mais subtil e insidioso.

Comentar post